Home Ração Acessórios Farmácia CEAD Aves & Roedores Jardinagem Pesca Quem Somos Fale Conosco

Centro Estético não é Banho e Tosa

Atualmente há uma explosão de estabelecimentos que fazem o chamado "Banho e Tosa" o que nada mais é o que realmente o nome sugere, banha o animal e tosa conforme o caso sem o cuidado de estabelecer padrões, procedimentos e principalmente sem o treinamento e atualizações constantes das técnicas.

Com a necessidade de atender a demanda de clientes cada vez mais exigentes e informadas com as tendências nacionais e internacionais de tratamento de beleza de seus animais, surgiu os Centros Estéticos que além do trivial "Banho e Tosa", fornece ao cliente um leque maior de serviços dentre as quais se destacam o Aconselhamento Estético (informa ao cliente as formas ideais de tratamento do pêlo com shampoos específicos e formas/tipos de tosas), tosas específicas com tesouras e strippers, tingimento, mechas, pranchas e outros.

[por Armando J Tanaka]


topo


Produtos Estéticos



Aqui no Centro Estético utilizamos, adotamos os produtos da Pet Life, devido a sua alta qualidade e diferenciação no resultado final do precesso de banho do seu Pet (cães e gatos) com produtos específicos para cada tipo de pelagem e acabamento desejado.


Shampoos:

SHAMPOO CONDICIONADOR MASTER - Shampoo Neutro Concentrado com Aloe Vera, Lanolina e isento de Sal, ideal para pets com pele sensível ou com dermatites, pois não agride nem desidrata o pêlo.

SHAMPOO CONDICIONADOR CLAREADOR - Shampoo Neutro Concentrado com Lanolina tem a função clareador, a sua utilização constante proporciona um clareamento progressivo aos pets de pêlo branco ou muito claros.

SHAMPOO CONDICIONADOR ESCURECEDOR - Shampoo Neutro Concentrado com Lanolina tem a função escurecedor, a sua utilização constante proporciona um escurececimento progressivo eliminando a coloração queimada (tom avermelhado) dos pets com pêlo escuro.

SHAMPOO CONDICIONADOR CHOCOLATE - Shampoo Neutro Concentrado com Lanolina e Extrado de Cacau propiciando todas as propriedades hidratantes do cacau, ideal para todos os tipos de pelagem.

SHAMPOO CONDICIONADOR ERVA DE SATA MARIA - Shampoo Neutro Concentrado tem em sua composição a poderosa mas totalmente natural Erva de Santa Maria com a propriedade de matar os ectoparasitas (pulgas e carrapatos) do pet, sendo este produto totalmente natural é possível a sua utilização em gatos.


Pós Shampoo:

RECONDICIONADOR - Produto de recondicionamento do pêlo do pet, como os shampoos acima citados já são condicionadores, este produto é utilizado para um plus para os pêlos pouco ressecados onde propicia um toque sedoso. Este produto é mantido em contato com o pêlo por no mínimo 2 (dois) minutos para maximizar o resultado final.

RECONDICIONADOR CHOCOLATE - Com as mesmas características do recondicionador, porém com Extrato de Cacau, a sua utilização após o Shampoo Condicionador Chocolate, propicia um pêlo macio e sedoso ao toque. Este produto é mantido em contato com o pêlo por no mínimo 2 (dois) minutos para maximizar o resultado final.

HIDRA-MÁSCARA - Produto de hidratação profunda, próprio para pêlos extremamente ressecados, devolvendo o brilho e o toque sedoso ao pêlo danificado. Este produto utiliza os dois principais elementos que o pêlo danificado perdeu, a Ceramida e a Queratina. Este produto é mantido em contato com o pêlo por no mínimo 2 (dois) minutos para maximizar o resultado final.

Pós Banho:

FLUIDO DESEMBARAÇADOR - Produto exclusivo com Aloe Vera e Styleze que auxilia no processo de desembaraçamento do pêlo do pet com inclível facilidade proporcionando maior conforto e menor sofrimento, este fluido mantêm as características originais do pêlo.

Acabamento:

COLÔNIA SONHO - Flagrância adocicada indicada para as fêmeas com alta fixação, mantendo o seu pet perfumado por mais tempo.

COLÔNIA MAGIA - Flagrância citrica indicada tanto para as fêmeas como para os machos com alta fixação, mantendo o seu pet perfumado por mais tempo.

COLÔNIA VIDA - Flagrância citrica indicada para os machos com alta fixação, mantendo o seu pet perfumado por mais tempo.

COLÔNIA CHOCOLATE - Flagrância de chocolate com alta fixação, mantendo o seu pet perfumado por mais tempo.

[por Armando J Tanaka]

topo

Número do Cachorro

7Meu poodle é nº 1 ... ahhhh o meu é 0 (zero) ... mas aquele grande é 2 ...

Estes absurdos ouvimos quase que diariamente, inclusive relatos que os próprios veterinários classificam desta forma ... conforme documento FCI 172 de 14/04/1999 da CBKC (Confederação Brasileria de Cinofilia) os poodles são classificados nos seguintes tamanhos: Toy, Anão, Médio e Grande.

As demais raças também possuem padrões conforme documentos da CBKC e em nenhum deles é utilizado a numeração ... portanto cachorro não tem NÚMERO !!!

[por Armando J Tanaka]


topo

Mito da Primeira Tosa

1Neste meio ouvimos alguns mitos como o da "obrigatoriedade" de se tosar um poodle antes de completar o primeiro ano de vida pois somente assim o pêlo ficará bonito e forte ... isto é algo que alguém inventou e caiu no consenso popular.

Caso este mito fosse verdadeiro então todos os cães, independente da raça, deveriam ser tosados ... Lhasa Apso, Maltês, São Bernardo, Spitz e até Pitbull.

Este mito é tão forte que até veterinários dão este conselho sem nunca ter conprovação da eficácia deste procedimento.

Sempre consulte pessoas que entendem do assunto e em caso de dúvida pergunte a mais de uma pessoa.

[por Armando J Tanaka]


topo

Equipamento para Pets

6Muitos clientes que atendemos para o serviço de Tosa na Máquina nos solicitam que se utilize lâmina 0 (zero), 1 (um) ... no início pensávamos que era o cliente que fazia uma comparação com as lâminas utilizadas para o serviço humano, porém recentemente descobrimos que alguns "Banho e Tosa" realmente utilizam máquinas para humanos, aqueles que por vezes são vendidos pelos camelôs ... ABSURDO !!!

Você gostaria que ao levar o seu computador para o técnico ele aparecesse com martelo e serrote para consertá-lo, pois bem, os estabelecimeno sérios utilizam equipamentos e instrumentos próprios para os animais de estimação (pets) inclusive chegando ao extremo de diferenciar instrumentos para cães e gatos.

Ao levar o seu animal de estimação a um Banho e Tosa ou a um Centro Estético, peça para ver os equipamentos e intrumentos e certifique se são próprios para que o serviço seja executado de forma correta e com segurança.

[por Armando J Tanaka]

topo

Cortar o pêlo da cara ???


5Os cães das raças Lhasa Apso, Maltês, Shih Tzu e Yorkshire possuem os pêlos próximos aos olhos, estes pêlos devem ser mantidos desde filhotes pois caso sejam cortados estes quando crescerem irão entrar no olho causando irritação.

Portanto ao contrário do que se pensa, estes pêlos próximos dos olhos, quando em seu comprimento natural não irrita os olhos.

Caso o dono sinta agonia com estes pêlos, pode prendê-los no alto da cabeça com um elástico ou uma presilha, tanto para fêmeas como para machos.

Faça o certo, NÃO CORTE O PÊLO DOS OLHOS !!!

[por Armando J Tanaka]

topo

Importância da Ração Industrializada

9Atualmente a ração industrializada para animais domésticos se tornou tão avançada que o pet necessita somente de água e da ração para viver (e viver bem).

A ração industrializada atual é classificada em Econômica, Premium e Super-Premium, há ainda sub-classes como Premium Plus, High Premium e outros.

A relação entre Custo x Qualidade x Rendimento não tem segredo, ou seja quanto maior a Qualidade, maior o Custo e maior o Rendimento e melhor para o seu pet. O rendimento se mede em quanto o pet consome para ficar satisfeito, ou seja quanto melhor a ração menos o pet irá comer.

Além do Rendimento os alimentos Premium e Super-Premium tem em sua composição vitaminas e complementos que ajudam ao desenvolvimento do pet, bem como prolonga a vida previnindo doenças.

Na direção contrária das rações industrializadas, está a alimentação do pet com alimento humano, seja este restos ou especialmente preparado para ele, mas estes alimentos são excessivamente proteicos e gordurosos, sobrecarregando todo o metabolismo do pet.

Esta prática pode levar inicialmente a problemas de pêlo e pele e posteriormente a problemas mais graves, chegando a diminuir consideravelmente o tempo de vida do pet.

Posse responsável é oferecer ao seu pet o melhor alimento !!!

[por Armando J Tanaka]

topo

Cio da Cadela

3Todas as pessoas que possuem uma cadela, gostaria de saber sobre o cio, seja por curiosidade ou para preparar para uma acasalamento, os períodos podem variar dependendo do porte do cadela, portanto os valores apresentados servem apenas como referência.

1º Cio
Normalmente a cadela entra no 1ª cio de 6 a 24 meses de vida.

Número de Cios
A cadela entra no cio a cada 6 meses, ou seja, duas vezes ao ano.

Duração
A duração normalmente é de 7 a 25 dias sendo que nos primeiros 7 a 10 dias ocorre o corrimento (período no qual a cadela recusa o macho), e o período fértil inicia-se no 5 ao 25 dia após o término do corrimento (período no qual a cadela aceita o macho).

Gestação
Normalmente a gestação fica entre 58 a 63 dias dependendo so porte e da quantidade de filhotes.

[por Armando J Tanaka]

topo

Banho após a vacina

11A vacina é composta por vírus inativos que quando entram na corrente sanguínea, força os glóbulos brancos (leucócitos) a criar anticorpos que estarão prontos se e quando os vírus ativos entrarem no pet, porém a vacina pode causar efeitos como febre interna ou até mesmo uma crise febril.

Para evitar maiores complicações dos efeitos colaterais da vacina, recomenda-se que se banhe o animal após um período de 7 dias após a aplicação de quaisquer vacina para que o organismo já estabilize na ciração de antecorpos e consequentemente os riscos do quadro febril.


[por Armando J Tanaka]

topo

Tosar ?? Aparar ??

10Muitas pessoas nos procuram para tosar, outros para aparar um "pouco" o pêlo, porém como consequência da desinformação, elas trazem Lhasa Apso, Maltês, Shih Tzu, Yorkshire, Pastor Alemão e outros cães que não tem o que tosar ...

Conforme os padrões de cada raça (que no caso do CEAD seguimos seriamente) há raças que podem ser tosadas pois há padrões definidas como são os casos dos Poodle, Schnauzer, Cocker, Scotish Terrier e outros.

Porém há pessoas que se sentem mais experientes que os nossos profissionais e nos criticam e até nos afrontam dizendo que se tosam as raças de pêlo sedoso.

Há aida aquelas que pedem para "dar só uma aparada" sem o conhecimento que para aparar é utilizado a tesoura e portanto há a necessidade de conhecimento desta arte ... portanto o valor cobrado é de uma "Tosa da Raça".

Portanto, antes de decidir por um serviço (claro em local que saiba o que se faz), procure se informar o máximo possível pois depois de cortado não tem mais jeito (pelo menos até crescer novamente ...)


[por Armando J Tanaka]


topo

Banho em Animais Bravos e Agitados

2Alguns donos de animais, sejam cães ou gatos, bravos e/ou agitados insistem em levá-los ao Banho&Tosa ou Centro Estético, o que eles (os donos) não entendem é que o animal que já não obedece o próprio dono, estará em um ambiente totalmente desconhecido, com pessoas desconhecidas e principalmente com cheiro de outros animais.

Em um ambiente destes, todos os envolvidos, animal e o profissional estão sujeitos a sofrerem acidentes, o profissional pode ser ferido pelo animal e o animal poderá de debater e se ferir.

O que os donos tem que entender é que o banho e a convivência com outras pessoas e animais deve ser prazeiroso e não uma tortura para o seu animal, os que fazem não tem a consiência sobre a posse responsável.

Em outros países bem mais desenvolvidos que aqui, há um respeito tanto pelo animal quanto pelos profissionais que irão tratar muito bem do seu animal, pena que estamos longe disto ...


[por Armando J Tanaka]

topo

Escolha do filhote

4Uma questão muito importante é o momento da escolha de um filhote para levar para casa, diferente de ma televisão ou geladeira, um animal de estimação não possui um botão para ligar e desligar, sempre estará ligado.

Devido aos avanços tecnológicos no setor veterinário com asrações indeustrializadas e medicamentos, não é difícil um cão ou gato superar os 10 anos de vida.

Ainda o animal de estimação vai exigir da família atenção, carinho, dieponibilidade de tempo e principalmente educação.

Devido a todos estes fatorea a escolha de um filhote é muito importante para não haver decepções posteriores.

Falando de gatos, estes são mais auto-suficientes, portanto o cuidado seria somente an compra de um gato saudável e a escolha entre o pêlo longo que necessita de uma escovação diária para não embaraçar ou o pêlo curto que exige menos cuidado com a escovação, porém não isentando-a.

Quanto aos cães a decisão já é mais complexa pois os cães são mais dependentes de nós, mas basicamente reside em três fatores:

1 - Tamanho: Quanto maior o cão, mais espaço disponível deverá ter, mais disposição para brincar, maior disposição para limpar as fezes e urina e custos maioires com alimentação, estética e medicamentos.

2 - Pelagem: Os cães de pêlo longo necessitam de escovação diária para evitar os nós que em casos extremos terá que ser tosado por inteiro, já por outro lado, os de pelagem curta são muito mais fáceis de cuidar.

3 - Temperamento: Há cães que na média possuem temperamentos definidos como os Lhasa Apso que possuem um temperamento difícil e que necessita de mãos firmes para educá-los, os Labradores que são extremamente brincalhões e destruidores e os mais tranquilos como o São Bernardo e Boiadeiro Bernês.

Concluindo, nunca compre um animal por impulso, ou por que o seu filho esperneia querendo o primero que vê ... sempre se informe o máximo possível sobre a raça, veja como ficará quando adulto, veja os pais do filhote.

LEMBRE-SE, O ANIMAL FICARÁ COM VOCÊ POR MAIS DE 10 ANOS !!!!

[por Armando J Tanaka]


topo

Posse Responsável - Na Estética Também

8

Temos o seguinte texto sobre a posse responsável de animais domesticos:

- Cuide da saúde do seu animal, pois assim você estará cuidando também da saúdo de sua família.
- Dê-lhe uma alimentação adequada.
- Não o deixe preso em locais pequenos.
- Vacine-o anualmente.
- Leve-o regularmente ao veterinário para manter um controle periódico de sua saúde.
- Dê-lhe carinho e atenção.
- Mantenha a higiene, escovando-lhe os pêlos e banhando-o regularmente.
- Não permita que seu cão saia sozinho à rua - Lei Municipal 11/2002.
- Evite as crias indesejadas.
- Lembre-se: Quanto maior o cão, mas espaço ele precisará para viver e maiores são as despesas com alimenteação e eventuais tratamentos veterinários.

O item acima em vermelho, destaca que a posse responsável não é somente em termos de saúde e carinho, mas também na sua higiene e estética. Temos visto cães e gatos que aparentemente os donos tem o animal apenas por ter, sem pentear e/ou escovar, deixar o animal ficar na urina e fezes, não limpar o ambiente em que o animal vive, não limpar as remelas dos olhos ... e quando estes donos não aguentam mais, levam-no a um banho e tosa ou centro estético e EXIGEM que se "dê um jeito" no animal.

Sempre os atos corretivos são piores que os preventivos, portanto não negrigencie no tratamento estético, ESTÉTICA É SINÔNIMO DE SAÚDE !!!

[por Armando J Tanaka]

topo